ENDOMETRIOSE

A endometriose é, uma doença crônica que acomete mulheres na fase reprodutiva e interfere consideravelmente na qualidade de vida.

Entenda mais sobre a endometriose…

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero,  é sensível às alterações do ciclo menstrual, e é o local onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houver fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. Esse processo se repete a cada ciclo. A endometriose ocorre quando o endométrio se implanta fora da cavidade uterina. As causas ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue menstrual reflua através das trompas durante a menstruação, e se deposite em outros órgãos gerando o endometrioma de ovário, endometriose peritoneal, intestinal , vesical entre outras formas.  Outra hipótese é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico. Endometriose profunda é a forma mais grave da doença e se caracteriza principalmente por acometimento intestinal.

Sintomas

  • Dismenorreia – cólica menstrual  de forte intensidade , muitas vezes incapacitante, prejudicando as mulheres de exercerem suas atividades habituais
  • Dispareunia – dor na pelve durante as relações sexuais
  • Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação
  • Infertilidade

Diagnóstico

Diante da suspeita de endometriose, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico. Exames laboratoriais e de imagem confirmam essa suspeita como a visualização das lesões por laparoscopia, ultrassom transvaginal,  ressonância magnética de pelve, histeroscopia e um exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125.

Tratamento

Podem ser prescritos medicamentos que suspendem a menstruação:

  • Pílula anticoncepcional  usada de forma contínua. O anel vaginal também pode ser utilizado dessa forma como tratamento dos casos mais leves.
  • O Dienogeste 2mg  tem sido utilizado com sucesso para diminuição dos focos de endometriose.
  • Medicamentos análogos do GNRH, que  levam a uma liberação intensa das reservas de LH e FSH, o efeito flare-up. Sua aplicação contínua leva a downregulation dos receptores de GnRH , e sua dessensibilização, e dessa forma  não há mais estímulo ovariano.

Estes são alguns exemplos de tratamento e controle da dor proveniente da endometriose. Lesões maiores  e profundas devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a  mulher tem a prole constituída, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.

Recomendações

  • Não aceite  que a cólica menstrual  intensa seja um sintoma natural na vida da mulher
  • Faça os exames necessários para o diagnóstico da endometriose
  • Inicie o tratamento adequado ao seu caso assim que  tenha sido feito o diagnóstico
  • Saiba que a endometriose está entre as causas possíveis da dificuldade para engravidar, mas a fertilidade pode ser restabelecida com tratamento adequado
whatsapp-logo-consulta