O DIU é um dos métodos contraceptivos mais seguros, com uma taxa de falha de 0,5% ao ano. 

Venha colocar seu DIU conosco.

Dra. Fabiana Kac – CRM 52-870340  Ginecologia e Obstetrícia

Agende agora sua consulta!

(21) 99767-8940

Quer saber mais sobre o DIU?

O Que é o DIU

O DIU é um método contraceptivo intrauterino reversível e que possui longa duração. O DIU é um método muito seguro, essa segurança é avaliada através de um índice chamado Pearl, que é diretamente proporcional ao risco de uma gravidez por falha do método, ou seja, quanto menor esse número, menor o risco. O índice de Pearl do Mirena é de 0,2 ou seja, é um evento raríssimo.

 

Como Funciona

Sobre os efeitos contraceptivos do DIU, ele leva a alterações morfológicas e funcionais do endométrio, tornando-o um ambiente hostil para a movimentação dos espermatozoides e fecundação do óvulo. Além disso, os hormonais liberam o levonorgestrel, uma progesterona que torna o muco do colo do útero mais espesso e o endométrio mais fino. Tudo isso a fim de evitar uma gestação.

Como é colocado

A inserção pode ser realizada no consultório ou em centro cirúrgico com sedação, caso a paciente deseje. Geralmente a colocação em consultório acompanha anestesia local e é bem tolerada.

 

 

Precauções

Alguns percalços podem nos surpreender, como: expulsão do DIU, defeito de fábrica, deslocamento, inserção inexperiente, entre outros, e por isso existem os índices de falha. Todo método tem seu índice de falha, inclusive a pílula anticoncepcional. O importante é realizar um acompanhamento semestral para observação da localização do DIU.

 

 

Tipos de DIU

DIU de Hormônio

Funciona liberando hormônios, costuma diminuir ou até mesmo cessar a menstruação. Pode ficar até 5 anos ou ser retirado quando a paciente desejar. indicado para controle do fluxo menstrual, além da contracepção. Alguns efeitos colaterais podem ser observados como acne, sangramento irregular e cefaléia, que costumam aliviar após o período inicial de adaptação de 3 meses.

DIU de Cobre

Não possui hormônios, previne gravidez através do efeito local, tornando o endométrio um local hostil para a ascensão dos espermatozóides . Duração de 10 anos podendo ser retirado quando a paciente desejar. Não é indicado para quem tem menstruação intensa, cólicas fortes, dor pélvica crônica, endometriose.

DIU de Prata (Silverflex)

o DIU de Prata tem o funcionamento semelhante ao de cobre. Este DIU possui duração de 5 anos e tem em sua composição o cobre e a prata. A questão é que a prata ajuda a retardar a oxidação do cobre no endométrio, aumentando pouco o seu poder de contracepção e podendo diminuir a chance de efeitos desagradáveis como fluxo aumentado e cólicas. No mercado temos o DIU Silverflex.

Dúvidas Frequentes

Quem pode usar DIU?
O DIU pode ser utilizado por qualquer mulher.
Quanto Tempo dura?
O DIU não necessita de manutenção e dura entre seis e três anos
O DIU Impede a Mesntruação?
O DIU Mirena Pode impedir a menstruação, pois utiliza hormônio (levonorgestrel0). Já o de cobre pode aumentar o fluxo.
O DIU atrapalha na relação sexual?
O DIU não tem nenhuma interferência na relação sexual.

Entre em Contato

(21) 99767-8940

Endereço:

Barralife Medical Center

Av. Armando Lombardi, 1000/ bloco 2 sala 118

  • Estacionamento Rotativo
  • Próximo à Estação do Metrô Jardim Oceânico

Envie sua mensagem

11 + 13 =

Consultas Online

Durante o isolamento social agende um teleatendimento diretamente pelo Doctoralia clicando abaixo.

Fabiana Kac – Doctoralia.com.br

whatsapp-logo-consulta