TRATAMENTOS

Os tratamentos dentro da área de sexologia, objetivam resgatar a sexualidade feminina e tratar afecções que possam estar influenciando negativamente na vida sexual através de métodos comportamentais, exercícios para fortalecimento do assoalho pélvico e medicamentos que agem elevando a libido. Se trata de um conjunto de mudanças que melhoram a auto estima, a qualidade de vida. Alguns exemplos a seguir:

Cone Vaginal

São pequenas cápsulas de formato anatômico que ao serem inseridos no canal vaginal, proporcionam o estímulo necessário para que a mulher contraia corretamente a musculatura do assoalho pélvico. Um treinamento com aumento de carga progressiva é a forma mais rápida e eficaz de fortalecimento muscular. Este método melhora o desempenho sexual, auxilia a alcançar o clímax, aumenta a sensibilidade vaginal e percepção da contração e relaxamento da musculatura do assoalho pélvico, além de prevenir e tratar casos de insuficiência urinária de esforço.

Gel/Creme de Testosterona

Formulações com Propionato de Testosterona na porcentagem adequada, podem ser aplicadas de 2 a 3x por semana na região clitoriana. A testosterona é um esteróide androgênico que exerce estimulo direto sobre a excitação sexual.

Trofis

Este gel hidratante íntimo feminino de composição não hormonal hidrata, trata e molhora a elasticidade do intróito vaginal melhorando quadros como vaginismo e ressecamento por lubrificação não adequada durante o ato sexual, vulvodínea ou atrofia menopáusica.

Vagidrat

Este gel lubrificante íntimo é indicado para aplicação antes e durante o intercurso sexual para melhorar a lubrificação e evitar atritos.

Androsten

Medicamento fitoterápico que apresenta em sua composição o Tribulus terrestris L. Zigophyllacea que eleva os níveis de dehidroepiandrosterona (DHEA) no fluxo sanguíneo. O DHEA é um hormônio envolvido no sistema imune e o seu aumento resulta em uma melhor autoestima, libido e bem-estar geral. Este medicamento age também simulando a enzima 5-alfa redutase, a qual converte a testosterona em dehidrotestosterona (DHT).

Bupp

Colocado na classe dos antidepressivos leves, o Cloridrato de Bupropiona tem como efeito colateral o aumento da libido. Em pacientes tabagistas com dependência à nicotina, ainda exerce o efeito de redução na vontade de fumar.

Reposição Hormonal Pós Menopausa

Quando os benefícios superam os riscos e a paciente não possui qualquer contraindicação ao método, a combinação de hormônios bioidênticos ou medicamentos fitoterápicos são incluídos no tratamento.

Medicina Natural

Chás e ervas fitoterápicas como o Panax Ginseng, podem ser utilizadas como coadjuvante em tratamentos. Vale ressaltar que fitoterápicos exercem ação medicamentosa e possuem suas indicações e contraindicações precisas.