PRÉ-NATAL

O acompanhamento Pré Natal é a assistência prestada pelo obstetra ao binômio gestante-bebê. Deve ser iniciado assim que houver atraso menstrual maior ou igual a 14 dias, e confirmada a gestação através da gonadotrofina coriônica positiva no sangue (Beta-HCG). Durante esse acompanhamento, serão realizados exames laboratoriais, manutenção do aporte vitamínico da gestante com ácido fólico entre outros, exame físico periódico da gestante como aferição da sua pressão arterial,  medição do fundo de útero, peso e audição dos batimentos cardio-fetais, além da realização de ultrassonografias para acompanhamento do desenvolvimento fetal. O exame ginecológico preventivo também deve ser realizado.

 

Rotina pré natal básica:

Primeiro trimestre:

  • Hemograma completo, tipagem sanguínea e fator RH,  glicemia de jejum, lipidograma, hepatograma, hormônios tireoideanos, exames de urina e fezes, sorologias para HIV, Sífilis, Hepatites A, B e C, Rubéola, Toxoplasmose, Listeria, Citomegalovírus, Herpes.
  • Coleta do exame Papanicolau
  • Ultrassonografias para datar a gestação além da medição do osso nasal e translucência nucal para rastreio de cromossomopatias.

Segundo trimestre:

  • Hemograma completo, glicemia, exames de urina, sorologias.
  • Ultrassonografia morfológica.
  • Curva glicêmica com Dextrosol 75g

Terceiro trimestre:

  • Hemograma completo,  glicemia , exames de urina, sorologias, coagulograma.
  • Ecocardiograma fetal
  • Ultrassonografias com doppler para avaliação do líquido amniótico, peso, vitalidade fetal, fluxo feto-placentário.
  • Swab para Streptococcus do grupo B

As rotinas pré natais se adaptam à condição clínica de cada gestante.

Eventualmente são necessários exames específicos para realizar algum novo diagnóstico,  assim como acompanhamento de doença materna pré existente como diabetes, hipertensão, lúpus, entre outras.

A vacinação antitetânica e para hepatite B, assim como vacinas de campanhas vacinais para gestantes, dever ser atualizadas no cartão vacinal.

Acompanhamento nutricional deve ser realizado em paralelo, assim como exercícios físicos e respiratórios adequados para a gestante, a fim de manter seu equilíbrio físico, espiritual e mental, e evoluir com uma gravidez tranquila. Esse é um período muito especial e mágico na vida da mulher e do casal, e deve ser curtido ao máximo.

Caso a gestante opte pelo parto vaginal, é indicado ao longo do pré natal a prática de exercícios perineais específicos para fortalecimento do assoalho pélvico.