MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

  • Nuvaring 

Os métodos contraceptivos vêm evoluindo bastante nos últimos anos, e o Nuvaring foi um desses adventos. Se trata de um anel de silicone flexível e transparente que libera diariamente Etinilestradiol 15mcg e Etonogestrel 120mcg, super baixa dosagem hormonal!! Estudos clínicos multicêntricos visando estabelecer a eficácia do NuvaRing, foram realizados na Europa entre os anos 2000 e 2002 totalizando 1.840 mulheres/ano de exposição, gerando o índice de Pearl de 0,4, ou seja, o Nuvaring é um método bem seguro para prevenção da gravidez. Deve ser inserido entre o 1• e o 5• dia da menstruação, estreitando o anel entre o dedo indicador e polegar, como mostra a foto acima. Deve-se introduzir profundamente na vagina até que você não sinta mais a presença do anel, nas posições de agachamento, uma perna elevada sobre a pia, ou deitada na cama em posição ginecológica. Quando a presença do anel não puder mais ser percebida, pode ter a certeza de que ele está inserido corretamente!! Ele deve permanecer por 21 dias na vagina e a pausa entre os anéis é de 7 dias. As contraindicações são as mesmas das pílulas anticoncepcionais orais, sendo que pelo fato de os hormônios contidos no anél não efetuarem a primeira passagem ( não passam pelo trato digestivo), possuem menos efeitos colaterais, como a cefaléia. O preventivo pode ser colhido normalmente e cremes vaginais indicados pela ginecologista em caso de corrimento, também podem ser usados! Converse mais sobre este método na consulta ginecológica, vale muito a pena

 

  • Pílulas Anticoncepcionais

Esqueceu de tomar a pílula? Veio aquele sentimento de angústia de que possa ter engravidado? Acalme-se e não se desespere!! Caso o esquecimento não ultrapasse 12h do horário da tomada habitual, a proteção contraceptiva se mantem intacta. Caso tenha passado esse prazo, tome assim que lembrar, mesmo que isso signifique tomar 2comprimidos (cp) de uma vez! Use camisinha nos próximos 7 dias e nenhuma intercorrência acontecerá, se é que vocês me entendem. Caso esqueça 2cp ou mais, essa cartela perde o efeito contraceptivo. Portanto pare de tomar os cp, menstrue e retorne a tomar no primeiro dia da menstruação. Lembre-se de que a pílula não previne DST!!

  • Drospirenona

As pílulas anticoncepcionais combinadas (estrogênio e progesterona) podem ser monofásicas, em que todos os comprimidos da cartela possuem a mesma dosagem hormonal ou multifásicas, em que existem doses hormonais variáveis ao longo da cartela. A progesterona contida na fórmula do anticoncepcional é quem dita o efeito que este terá sobre a paciente, além da contracepção é claro.Dessa forma, pílulas contendo Drospirenona, um progestágeno moderno, possuem efeito antiandrogênico e antimineralocorticóide, diminuindo a oleosidade da pele e por consequência a acne, além de deixar os cabelos mais saudáveis e bonitos. Outro efeito desta estrela brilhante no universo das progesteronas, é a NÃO retenção de líquido, com um leve efeito diurético que pode agradar bastante algumas usuárias de pílulas. Como toda medicação, esta pílula tem suas próprias indicações e candidatas que se encaixarão perfeitamente para seu uso. Lembre-se sempre de usar a camisinha, pois os anticoncepcionais não previnem as DST!!! Converse com a sua ginecologista!