O QUE É

A colposcopia é um exame ginecológico complementar que permite visualização direta do colo do útero, vulva e a vagina com um aparelho chamado Colposcópio, que funciona como uma lente de aumento. Dessa forma, lesões que não são identificáveis a olho nú no exame ginecológico de rotina podem ser melhor observadas.

Qual é a indicação da Colposcopia?

Deve ser realizada em pacientes que apresentem alterações celulares pré cancerígenas no exame preventivo, que possam virar câncer caso não sejam tratadas. Na colposcopia essas lesões são estudadas a fim de que a melhor conduta terapêutica possa ser traçada para a paciente.

Como a Colposcopia é realizada?

O colposcópio é posicionado a 30 cm de distância da paciente, e durante o exame são utilizados reagentes líquidos para melhor evidenciar a possível lesão. Caso exista uma lesão, podemos retirar um ou mais pequenos fragmentos para estudo, ou seja, realizar uma biópsia. Esses fragmentos são enviados ao laboratório onde o patologista irá analisar e estudar as amostras. A colposcopia não dói. Pode causar apenas um leve incômodo passageiro caso a biópsia seja realizada.

As grávidas podem fazer colposcopia?

A colposcopia não causa dano algum, e se for identificada alguma anormalidade, a biópsia pode ser realizada sem risco durante a gravidez. A maior parte dos tratamentos em gestantes geralmente são adiados para depois do parto, e é feito acompanhamento com o preventivo e a colposcopia. Com frequência os exames são repetidos depois do parto para determinar se o tratamento ainda é necessário, pois muitas das alterações leves desaparecem depois da gravidez. Gestantes serão submetidas a tratamentos cirúrgicos apenas em casos extremos.

Quais os cuidados que se deve ter antes de realizar uma colposcopia?

É aconselhável ter disponível uma cópia do último exame citológico (de Papanicolaou ou preventivo) ao submeter-se ao exame colposcópico.
Não ter relações sexuais 2 dias antes do exame
Não introduzir nada na vagina 3 dias antes do exame, como por exemplo: medicamentos vaginais, cremes e tampões
Não fazer duchas vaginais
Não estar menstruada.